quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atividades revisão - 9º Ano

Concordância Nominal

1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas

2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.

3) Há erro de concordância nominal na frase:
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.

4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.

5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.

6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexa ao requerimento,está a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.

7) Assinale o erro de concordância nominal.
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.

8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.

9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )

10) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.

11) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância.
a) Tem duas blusas verde-musgos.
b) Usava sapatos creme.
c) Comprou faixas verde-azuladas.
d) Trouxe gravatas azul-celeste.

12) Aponte o erro de concordância.
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.

13) Marque a frase com palavra mal flexionada.
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.

14) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma
culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.

15) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria
mesmo era escrever em português."
Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância
nominal é:
a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.

16) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.



GABARITO

1- d distraída/ distraídos
2- B quite
3- D Leso deve concordar com o substantivo a que aparece ligado no nome composto.
4- A-
5- D Anexo deixou de concordar com foto.
6- B A palavra possível concorda com o artigo AS.
7- C Não será permitido.
8- C Os garotos eram tais qual o avô.
9- D - meias palavras
10- B Meio dia e meia
11- A Verde - musgo
12- Pseudo -esfera
13- B Nenhuns
14 - D
15 - E Quero tornar claro...
16- D
Na letra a, o adjetivo anexo deve concordar com formulários: anexos. Na b, o
adjetivo caro deve concordar com camisa: ela está muito cara. Na c, a palavra bastante
é um advérbio de intensidade, pois se liga ao adjetivo; não pode ir ao plural. O gabarito
é a letra d, porque sós é adjetivo, equivalendo a sozinhas. Na letra e, o adjetivo pronto
tem de concordar com o substantivo preparativos. Corrija-se: "Estando prontos os
preparativos..."
Exercícios concordância verbal
1) Complete fazendo a devida concordância do verbo entre parênteses.
a- A multidão aglomerada na avenida ________________ o trânsito. (atrapalhava/atrapalhavam)
b- Livros, apostilas, revistas, nada _____________; tudo foi destruído. (escapou/escaparam)
c- O bando de meninos ______________ . (correu/correram)
d- Só _____________ alguns meninos na sala. (havia/haviam)
e- Aqui ___________ invernos muito frios. (faz/fazem)
f- O relógio da matriz ___________ doze horas. (bateu/bateram)
g- No relógio da sala ____________ onze horas. (deu/deram)
h- Os Estados Unidos _______________ com a anistia. (concordou/concordaram)
i- Santos __________ uma cidade litorânea. (é/são)
j- ______________-se de mais gente na lavoura. (precisa / precisam)
k- _______________-se quartos para rapazes. (aluga/alugam)
l- _____________ -se relógios. (conserta / consertam)
m- O pessoal _____________ animado. (continua/ continuam)
n- Um bando de morcegos _____________. (voava/voavam)
o- Naquela época ______________ muitas doenças infecciosas. (havia/haviam)
p- Os melhores marceneiros ______________ ótimos trabalhos. (faz/fazem)
q- ___________ dois meses que não o vejo. (faz/fazem)
r- Lá ______________ muitas obras de arte. (existe/existem)
s – Lá _____________ muitas obras de arte. (havia/haviam)
t- _______ poucos alunos matriculados. (havia/haviam)
u- __________ ainda alguns ingressos à venda. (existe/existem)
v- A manada _______________ sobre o acampamento. (avançou/avançaram)
w- ____________ sete anos que trabalha nesta empresa. (Faz/ Fazem)
x- Ele é um dos que mais ___________ nesta loja. (vende/vendem)
y- Telefone, computador, fax, tudo ___________________ o homem. (auxilia/auxiliam)
z- Na reunião _______________________ de assuntos diversos. (tratou-se/trataram-se)

RESPOSTAS:
a- atrapalhava
b- escapou
c-correu ou correram
d-havia
e-faz
f-bateu
g-deram
h-concordaram
i-é
j- Precisa-se
k- Alugam-se
l- consertam
m-continua
n- voava ou voavam
o-havia
p-fazem
q-faz
r-existem
s-havia
t-havia
u-existem
v-avançou
x-vendem
y-auxilia
z-tratou-se

Atividades de revisão - Barroco

[Guilherme] Diferencie antropocentrismo de teocentrismo.
R.: Antropocentrismo é quando o homem é considerado o centro do universo e teocentrismo é quando Deus é o centro do universo.
[Eminy] Marque a alternativa correta relacionada ao Barroco:
a)   Tinha influencia da cultura greco-latina;
b)  Busca clareza
c)    Gosto por raciocínios complexos, intrincados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas
d)  Idealização amorosa, neoplatonismo, sensualismo.
Gab.: C
[Tamirys] Sobre o Barroco, marque verdadeiro ou falso:
(   ) O Barroco foi em movimento a favor da Igreja Católica;
(   ) O Barroco foi um movimento literário;
(   ) Gregório de Matos foi o maior poeta Barroco brasileiro.
(   ) O homem Barroco sente-se feliz de acordo com a Igreja Católica.
Gab.: FVVF
[Dávila] Gregório de Matos cultivou três vertentes da poesia lírica: a religiosa, a amorosa, e a filosófica. Como poeta lírico, adequou-se aos temas e aos procedimentos de linguagem no Barroco. Como se caracteriza o lírico amoroso de Gregório de Matos?
R.: A lírica amorosa é fortemente marcada pelo dualismo amoroso carne/espírito, que leva normalmente a um sentimento de culpa no plano espiritual. A mulher, muitas vezes é a personificação do próprio pecado da perdição espiritual.

[Carol] De que modo era expressada a arte Barroca?
R.: O barroco se expressa na arte fundida a luz e as trevas traduzindo o conflito interior.

[Jenyffer] Explique a crise espiritual do homem barroco?
R.: A crise religiosa é um conflito interno em saber se o que a igreja católica pregava estava certo. O homem devia seguir o que a igreja pregava, ao seu desejo carnal.
[Ana Carolina] De que modo era expressada a Arte Barroca?
R.: O Barroco se expressa na arte fundindo a Liz e as trevas. Traduzindo o conflito interior .
[Letícia] Marque verdadeiro ou falso a respeito da época Barroca:
(   ) A vida social organizava-se em torno dos engenhos de açúcar, concentrados, no nordeste;
(   ) Gregório de Matos era um poeta do século XVI, barroco;
(   ) Na época barroca era comum ser vistas canções de amor e mal-dizer.
(   ) No século XVI o Renascimento representou o retorno, à cultura clássica Greco-latina e a vitória do antropocentrismo.
(   ) A época Barroca, foi vista a olhos de muitos, como movimento literário.
Gab.: VVFVV

(Jéssica) Sobre Gregório de Matos é correto afirmar:
a)   Que sua poesia divide-se em textos de temática religiosa ou lírica amorosa e outros de sátira aos usos e costumes sociais da cidade de Salvador;
b)  Foi autor de poemas de temática religiosa, escritos ainda segundo os padrões estéticos medievais;
c)    Seus poemas tratavam de cartas, sermões, prosa religiosa e moralismo.
Gab.: A
(Larissa T.) Com relação a Carpe Diem, marque verdadeiro ou falso:
(   ) Quer dizer que todos devem obedecer as ordens da igreja;
(   ) Aproveitar o dia;
(   ) A igreja é a favor do Carpe Diem;
(   ) É fazer o que tem vontade.
FVFV

(Larissa F.) Cite três características da linguagem barroca:
Resp.:
1-   Requinte formal;
2-   Figuração;
3-   Conflito espiritual;
4-   Termos contraditórios;
5-   A efemeridade do tempo é o Carpe Diem;
6-   Cultismo;
7-   Conseptismo;
8-   Jogo do claro/escuro.

( Lucas V.) No Barroco tinha conflito entre fé e razão? Explique.
R.: Sim, porque a igreja tinha a fé para explicar os fatos sociais, já o Barroco usava a razão para explicar estes fatos.

(Thayná) O que diferencia o Barroco do Renascimento?
R.: O Renascimento representou o retorno a cultura clássica Greco-latina e a vitória do antropocentrismo. No século XVI, surgiu o Barroco, um moimento artístico ainda com alguns vínculos com a cultura clássica, mas que buscava caminhos próprios, condizentes com as necessidades de expressão daquele momento.

(Caio) Em relação as características do Barroco marque verdadeiro ou falso.
(   ) razão
(   ) racionalismo
(   ) Carpe Diem
VFV

(André) Sobre o Barroco some as opções corretas:
(  1 ) Paganismo
(  4 ) influencia da cultura Greco-latina;
( 20 ) gosto pelo soneto;
( 15 ) gosto por raciocínios complexos.

O resultado da soma é:
A-35 B-05 C-16 D-24 E-21
R.: A
(Raphael) Considerando os momentos históricos marque “B” para Barroco e “C” para Classicismo
(   ) conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica;
(   ) Cristianismo;
(   ) Paganismo;
(   ) Idealização amorosa (sensualismo, e sentimento de culpa)
(   ) Busca de clareza.
BCBBC
( Lucas S.)Marque um X na característica que está de acordo com o Barroco:
(   ) falta de conflito entre a fé e a razão;
(   ) Domínio total do Paganismo;
(   ) Guerra dos 100 anos;
( x ) Crise espiritual;
(   ) Racionalismo
(David) Porque o Barroco foi considerado como a arte da indisciplina?
R.: Devido aos conflitos do homem com a religião e com a própria sociedade.

(Laisa) Quais fatos históricos marcaram a sociedade européia no século XVI?
R.: A sociedade européia vivia o período de revolução comercial. Política e economia estavam baseadas no mercantilismo e no acúmulo de capital.

(Arnaldo) O cultismo e o conceptismo são duas tendências de estilo que se manifestaram no Barroco. Explique cada uma delas.
Cultismo – gosto pelo rebuscamento formal, caracterizado por jogos de palavras, grande número de figuras de linguagem e vocabulário sofisticado, e pela exploração de efeitos sensoriais, tais como cor, som, forma, volume, sonoridade, imagens violentas e fantasiosas.
Conceptismo – Jogo de idéias, constituído pelas sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por analogias, histórias ilustrativas, etc.

(Amanda) Qual das alternativas abaixo completa corretamente a afirmativa abaixo?
(                                     ) É o maior poeta Barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país.
a)   Bento Teixeira;
b)  Gregório de Matos;
c)    Frei Itaparica;
d)  Botelho de Oliveira;
e)   Cristóvão Colombo.
Gab.: B
(Vinícius) O movimento barroco foi marcado por vários tipos de manifestações artísticas, cite quais foram elas:
R.: Esculturas, pinturas, Arquitetura, Literatura, Teatro e Musica. 

Exercícios de revisão - Realismo/ Naturalismo

(Gabriella) Como a questão Coimbrã contribuiu para o início do Realismo em Portugal?
R.: Nesta época haviam cessado as lutas entre os liberais e as facções representavam a velha monarquia disposta pela revolução, consolidando assim o liberalismo que favoreceu o início do Realismo.
(Carol) São características do Realismo, exceto:
(    ) Objetivismo
(    ) Universalismo
(    ) Narrativa lenta
(    ) Individualismo X

(Walter) Cite as principais características do Realismo e do Naturalismo:
R.:
Realismo: Objetivismo, linguagem culta e direta, universalismo
Naturalismo: explicação materialista para os fenômenos da vida e da natureza.

(Tayane) Complete:
O Realismo começou em _________________ na metade do século XIX. A principal obra realista brasileira foi _______________________________________________________
escrita por Machado de Assis cuja principal característica é o ______________________
R.: Portugal, Memórias Póstumas de Brás Cubas, objetivismo
(Isadora) Sobre o Naturalismo, marque V para verdadeiro e F para falso:
(    )Tinha narrativa lenta e presença de regionalismo.
(    ) É subjetivista e não possui objetivismo científico.
(    ) É determinista e objetivista.
R.: VFV
(Rodolfo) Que obra literária marcou o início do Realismo no Brasil?
R.: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.

(Renata) A renovação da literatura do Século XIX manifestou-se na forma de três movimentos literários distintos na França. Quais são eles?
R.: Realismo, Naturalismo, Parnasianismo.
(Breno) Qual a semelhança entre o Realismo e o Naturalismo? Marque a alternativa CORRETA:
(    ) Ambos combatem tendências do Romantismo. X
(    ) Ambos são subjetivistas.
(    ) Os dois pregam o objetivismo.
(    ) Derivam da segunda geração romântica.
(    ) Não há semelhanças entre eles.

(Samantha) Complete:
O _________________ teve início com a questão Coimbrã, episódio ocorrido em Portugal na Revolução de 1820.
Menos psicológico que o Realismo, o ______________________ analisa a força de fatores como hereditariedade e comportamento humano.
R.: Realismo, Naturalismo
(Nayara) Na segunda metade do século XIX a literatura europeia buscou  novas formas de expressão sintonizadas com as mudanças que ocorriam em diferentes setores das sociedade. Quais setores eram esses?
R.: Filosófico, científico, político e cultural.
(Nathalya) Qual foi o movimento antecessor à escola literária realista/naturalista?
R.: Romantismo
(Caio) “Capitu tinha olhos de cigana oblíqua e dissimulada” esta afirmativa pertence a que autor e obra realista?
R.: Dom Casmurro de Machado de Assis.

(Gustavo S.) Marque a afirmativa CORRETA:
(    ) No Romantismo predomina o objetivismo.
(    ) O Realismo contou com um número considerável de escritores tanto na poesia quanto na prosa. X
(    ) No Arcadismo há predominância da subjetividade.

(Eveline) Cite as principais diferenças entre o Romantismo e o Realismo:
R.:
Romantismo: valorização do individualismo, subjetivismo, idealização da mulher, religiosidade.
Realismo: objetivismo, personagens psicológicos, cientificismo,

(Vítor R.) Qual a semelhança entre o Naturalismo e o Realismo?
R.: Ambos têm em comum o compromisso de observar e documentar e denunciar a realidade social.
(Cândida) Complete:
O objetivismo é uma característica relacionada ao _____________________________.
R.: Realismo
(Gustavo T.) Marque V para verdadeiro ou F para falso:
(    ) O Realismo teve início com a publicação de Theresa Raquim.
(    ) A escola literária anterior ao Realismo foi o Romantismo cuja característica principal era o objetivismo.
(    ) O Naturalismo teve início com a publicação de Madame de Bovarry.
(    ) O Realismo e o Naturalismo combatiam a ideologia romântica.
R.: FFFV
(Dhebora) Assinale as principais características do Naturalismo:
(    ) Determinismo. X
(    ) Objetivismo.
(    ) Universalismo.
(    ) Literatura engajada. X